top of page

Equipe

Conheça nossos principais pesquisadores e colaboradores

Docentes

Principais orientadoras e coordenadoras de projetos do DREAM Lab

20220912_132533 - CLARISSA RIBEIRO REILY ROCHA.jpg

Clarissa Rocha

CHEFE DE LABORATÓRIO

Possui graduação em Ciências Fundamentais para Saúde pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2015). Pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Hematologia e Oncologia da UNIFESP e Membro Afiliada da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Câncer, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência à quimioterápicos, reparo de DNA e no uso de do sistema de edição gênica CRISPR/Cas9.

Mariana Lazarini

PESQUISADORA ASSOCIADA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Fisiopatologia Médica da Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração em biologia estrutural, celular, molecular e do desenvolvimento (2010). Desenvolveu parte do projeto de tese de doutorado na Universidade King´s College London, no Reino Unido. Fez pós-doutorado no Hemocentro de Campinas (2010-2014). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. É orientadora de mestrado e doutorado pelo programa de pós-graduação em Medicina (Hematologia e Oncologia) da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência em Biologia Celular e Molecular, com ênfase na área de onco-hematologia.

mari.png

Laboratórios Parceiros

logolabmenck.png

Laboratório de Reparo de DNA

Atividades voltadas principalmente para pesquisas relacionadas a mecanismos de reparo de DNA e mutagênese em seres vivos. As abordagens incluem estudos em células de mamíferos (inclusive, humanas) em cultura, em que busca-se aprender os mecanismos de tolerância e remoção de lesões em DNA, além de processos de sinalização de morte celular (apoptose) em células deficientes em reparo de DNA (em grande parte provenientes de pacientes com a doença genética Xeroderma pigmentosum).

Target Research

Grupo de pesquisa científica da UNIFESP, liderado pela Professora Doutora Mariana Lazarini. Tem como objetivo entender os fundamentos de diversas neoplasias hematológicas para busca de  novos alvos moleculares para terapia.. Fazem parte do programa de pós-graduação em Hematologia e Oncologia da UNIFESP. Equipe composta por alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. 

Mestrandas & Doutorandas

Conheça nossas principais pesquisadoras no âmbito da pós-graduação.

Ana Beatriz - ANA BEATRIZ DA SILVA TEIXEIRA.png

Ana Teixeira

MESTRANDA

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2023). Durante sua graduação foi bolsista de Iniciação Científica CNPq (2021) e FAPESP (2022), estudando os efeitos de peptídeos derivados de um inibidor de protease natural em linhagem de glioblastoma. E atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Hematologia e Oncologia da UNIFESP com um projeto voltado para o papel da autofagia coordenada por NFR2 e seu impacto na resposta à quimioterapia no glioblastoma.

IMG_20221118_075735_183 - Camila Guedes.jpg

Camila Guedes

DOUTORANDA

Biomédica formada pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC). Durante a graduação foi aluna de iniciação científica no laboratório de sinalização celular e expressão gênica em parasitas na Universidade Federal de São Paulo (DMIP-UNIFESP). Também foi estagiária na Superintendência da Policia Técnico-Científica de São Paulo (Núcleo de Biologia e Bioquímica), obtendo conhecimentos teóricos e práticos em análises de amostras forenses. Possui habilitação em Biologia Molecular e Bioquímica. Atualmente é aluna de Doutorado Direto (PPG em Medicina - Hematologia e Oncologia - UNIFESP), desenvolvendo um projeto para análise da relação entre autofagia e ferroptose na quimiorresistência em glioblastoma humano.

WhatsApp Image 2023-02-12 at 12.52.20 PM.jpeg

Isabeli Yumi A. Osawa

DOUTORANDA

Bacharela em Química com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade de São Paulo - USP (2019). Durante sua graduação, realizou iniciação científica no Núcleo de Terapia Celular e Molecular (NUCEL) da USP (2017 - 2018). Atualmente, é aluna de doutorado direto do Programa de Pós-graduação em Hematologia e Oncologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve um projeto de pesquisa que visa compreender o papel da autofagia mediada por chaperona em reparo de DNA e suas implicações em câncer de mama.

iza_edited.jpg

Izadora de Souza

DOUTORANDA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2019). Durante sua graduação, realizou iniciação científica no Laboratório de Genética Molecular do Departamento de Biologia - UFSCar (CNPq 2017-2019). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (FAPESP 2020-2022). Atualmente realiza doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Hematologia e Oncologia da UNIFESP. Atua principalmente na área de estudo sobre resistência à quimioterapia em células tumorais e na compreensão de mecanismos de morte celular como a ferroptose.

2C01117A-A8B3-4C3D-988F-9E0AB30A0A01 - Karoline Almeida Lima.jpeg

Karoline Almeida Lima

DOUTORANDA

Possui graduação em Ciências Biológicas (2021) e Mestrado em Bioquímica (2022) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutoranda no Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Programa de Pós-Graduação em Hematologia e Oncologia. Sua linha de pesquisa aborda a biologia molecular do câncer de pulmão, assim como mecanismos de resistência à quimioterapia e imunoterapia.

IMG-0239_2 - Linda Seregni.jpg

Linda Seregni

DOUTORANDA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Hematologia e Oncologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Sua pesquisa tem como foco avaliar os mecanismos de morte celular em células tumorais quimiorresistentes.

877FB463-5053-4571-9315-AFBB1398F6B7 - Maria Carolina Clares Ramalho.jpeg

Maria Carolina

MESTRANDA

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Cidade de São Paulo, realizou Iniciação Científica no laboratório de Imunoquímica, Instituto Butantan. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Oncologia e Hematologia da Universidade Federal de São Paulo. Foi bolsista técnica TT-3, no laboratório de Ciclo Celular do Instituto Butantan, onde, agora, desenvolve o seu projeto de mestrado com ênfase no papel da Autofagia Mediada por Chaperona em células da mama não tumorigênicas e tumorigênicas.

Alunas de Iniciação Científica

Nossas estudantes de graduação que realizam projetos de Iniciação Científica

65BA593E-F2AC-4564-B82E-8B20214BF535 - Beatriz Oliveira.jpeg

Beatriz Oliveira

Graduanda em Farmácia pela Faculdades Oswaldo Cruz (FOC). Aluna de Iniciação Científica na UNIFESP e bolsista Fapesp, sua pesquisa tem como objetivo a obtenção de células de glioblastoma humano LAMP2A nocaute via CRISPR/Cas9 e avaliação das respostas celulares após tratamento com quimioterápicos.

WhatsApp Image 2023-02-12 at 2.11.17 PM.jpeg

Izabela Andrade

 Graduanda em Ciências Biomédicas na Universidade de São Paulo (USP). Aluna de Iniciação Científica no DREAM Lab UNIFESP e bolsista Fapesp, sendo o foco de sua pesquisa a comparação entre os modelos de cultura 2D e 3D na resposta à ferroptose e quimioterapia de células tumorais.

bottom of page